Ogán e Èkéji podem ser Raspados?

 


Temos muitos do assuntos em branco e sem reposta quando perguntamos sobre algo pouco polêmico, muitas pessoas de cargos não querem no ensinar e nem exclarecer dúvidas que vem surgindo ao decorrer da nossa caminhada espiritual, quero trazer aqui em primeira mão um assunto um tanto bem contrariador, no que diz respeito a Ogan e Ekeji.
Aqui você lerá uma parte muito rica em conhecimento do livro Elegun do nosso Saudoso Altair b Oliveria ( Altair T'ogun) in memorian 

Saída de Ogán ou Ekéjì Òrìsà.

 Oyè é uma posição, um cargo importante dentro de uma comunidade e da casa de culto aos Òrìsà. E os Olóoyès são as pessoas que ocupam esses cargos. Os nomes utilizados por nós aqui no Brasil para distinguir essas pessoas são de Ogàn, para os homens, e de Ekéjì, para as mulheres. No fundo, ambos o Ogàn e a Ekéjì são na realidade Ekéjì Òrìsà (segunda pessoa para o Òrìsà). No caso, a primeira pessoa do Òrìsà é o Bàbà ou Iyálóòrìsà que é o Bàbá ou Iyáláàse da casa. E quando é ″confirmado″ (iniciado, no caso do Ogàn ou Ekéjì) o Olóoye, ele passa a ser a segunda pessoa do Bàbá ou Iyáláàse.
  Dentre os Oyè (cargos), temos os mais conhecidos que são os Oníìlù (os tocadores de atabaques) também chamados de Aláagbé (alá - Senhor, Ibugbé - casa, moradia - senhor da casa ou da moradia) ou Aláagbé (alá - senhor; egbé -comunidade- o enhor da comunidade); Àsògún, muito conhecido entre nós e que é aquele que sacrifica para os Òrìsà; o Ápájá, pouco comun entre nós e que é aquele que sacrifica cachorro para Ògún; temos ainda o Pejigán, que é encarregado de zelar e ser o guardião de Peji; o Asogbá ou Asogbánilé, que é aquele que conserta (cose ou costura) cabaças (o consertador de cabaças da casa) e que é tido como o guardião do santuário de Obaluwàiyé.
  Para as Ekéjì temos a Ìyámorò (a mão dos filhos do culto tradicional), a mãe-criadeira; a Aláasè ou Ìyáláasè (a Senhora ou a Mãe que cozinha para o Orìsá ou no culto) que é encarregada de cozinhar para a casa de culto; a Ìyátebesé, que é aquela encarregada de puxar os cântigos sagrado da casa; a Ìyáalé, aquela que é a assistente direta do Bàbá ou Ìyálóòrìsà, a segunda em comando em qualquer assunto; a Ìyáláso, aquela que é encarregada de costurar e vestir os Òrìsá;a Ìyáefun que é aquela encarregada de preparar e cuidar das pinturas do Ìyáwó. E assim por diante, podendo-se ter Olóoyè para inúmeros cargos na casa.
  Durante a confirmação do Ogán ou Ekéjì, eles podem ou não ser RASPADOS. Mas, um Ogán ou Ekéjí que será a segunda pessoa do Aláàse deverá, além de ser raspado, passar por todos os preceitos de feitura inerentes a um Adósùu, inclusive alguns ser Adósùu, por exemplo, quando são confirmados para Àsògún do Òrìsà do Bàbá ou Ìyálóòrìsà (Bàbá ou Ìyáláàse) ou quando são confirmadas as Ekéjì Ìyáalé (Mãe da casa). Isso por que eles recebem esse Oyè (cargo) e a responsabilidade de zelar pelo Òrìsà e Orí do Bàbá ou Ìyáláàlase (que são os Bàbá ou ìyálóòrìsà da casa). E para ter essa permissão de colocar a mão num Orí (cabeça que levou o Òsúu) tem-se necessariamente de er também um Adósúu. Porque ninguém pode transmitir aquilo que não tem; portanto, quem não é Adósúu não pode fazer obrigações de quem o é. Então, esses Ogán ou Ekéjì especiais são escolhidos pela confiança do Bàbá ou Ìyálóòrìsà e assim confirmados para a finalidade de ser guardiães de seus Orí e de, na ausência do Bàbá ou Ìyálóòrìsà, do Aláàse da casa em caso de ele necessitar de um eborí (Oferenda para cabeça), esse Ogán ou Ekéjì Adósúu será quem fará esse eborí com total autonomia dentro do culto.
  Mesmo tendo autonomia, eles não podem desvirtuar essa finalidade para qual foram preparados e saírem raspando novos Adósúu por aí indiscriminadamente.

Espero que gostem desse poste, comentem e compartilhem para todos conhecimento nunca é de mais axé a todos!

By: Josiel T'Osumare



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